segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A alma, no seu lugar mais profundo, é uma cena de felicidade.
Viver é sair por aí, ou procurando a cena feliz ou tentando construir a cena feliz. O amor por um homem ou por uma mulher acontece quando, repentinamente, ao ver um rosto, tem-se a impressão de havê-Io visto lá, dentro da cena da alma: Quando te vi amei-te já muito antes, Tornei a achar-te quando te encontrei. Nasci para ti antes de haver o mundo. (Fernando Pessoa).
Amamos uma pessoa porque a sua imagem se insere na cena de felicidade que havia na memória “antes de haver o mundo”. A paixão acontece quando o rosto real à minha frente coincide, na minha fantasia, com a imagem perdida que busco (para completar a cena).
Os dois, à mesa do restaurante. A comida e a bebida são desculpas. Os dois estão em busca da imagem perdida. Os rostos são os mesmos. Eles se reconhecem. Os retratos o comprovam. Mas as imagens amadas fugiram dos rostos conhecidos, os mesmos rostos.
Os dois, silenciosamente (falta-lhes coragem para falar), fazem um para o outro a pergunta que Cecília Meireles fazia à sua avó morta: “Onde ficou teu outro corpo? Na parede? Nos móveis? No teto?” Sim, para onde foi a imagem que me fez feliz, a imagem que morava nesse rosto? Agora, por mais que examinem, não conseguem encontrar sinais da sua presença. O rosto está opaco. Nesse mesmo rosto, agora, mora uma outra imagem, me vejo refletido nelas. Suas obras me causam assombro. Mas não as amo. Não quereria viver dentro delas. As telas de Larsson, ao contrário, me dariam felicidade se eu estivesse dentro delas.
(…)
Contemplam o rosto conhecido e o desconhecem. Não encontram nele a imagem amada. O rosto dói: é o lugar da ausência da imagem que compunha a cena de felicidade que existia na alma “antes de haver o mundo”.
A cena de felicidade está rasgada. O Paraíso foi perdido.


Rubem Alves 

2 comentários:

  1. Amamos o blog! Muito show! Vem conhecer o nosso:http://eutimiaasavessas.blogspot.com/

    :-)

    ResponderExcluir
  2. LIIIINDO se blog! Como não o achei antes?! Já estou seguindo! Sorte, luz e sucesso pra você querida!
    Beijos

    ResponderExcluir